
O anticoncepcional está sendo cada vez mais procurado, tanto por mulheres que desejam evitar a gravidez como por mulheres que desejam controlar o seu ciclo menstrual. Mas este medicamento ainda causa muitas dúvidas entre elas, seja quanto à quantidade de hormônios que possui os efeitos colaterais que ele traz, se engorda e vários outros fatores.
Se você está pensando em usar o anticoncepcional, mas tem dúvidas sobre ele, esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber antes de começar a fazer o uso do anticoncepcional. Continue lendo e confira!
Quais hormônios têm?
Existem pílulas de anticoncepcional apenas com progestagênio e outras combinadas, ou seja, possui estrógeno e progesterona. Por isso os hormônios encontrados nelas serão diferentes. Veja abaixo quais são os hormônios utilizados na pílula só de progestagênio a e nas pílulas combinadas.
Só de progestagênio
- Desogestrel 75
- Desogestrel
- Noretisterona
Combinadas
- Levonogestrel
- Desogestrel
- Gestodeno
- Norgestimato
- Drospirenona
- Acetato de nomegestrol
- Etinilestradiol
- 17-B estradiol
Engorda?
Uma grande dúvida sobre anticoncepcional é se ele engorda ou não, e é possível dizer que isso não é uma lenda e existem alguns anticoncepcionais que podem engordar. Tudo irá depender dos hormônios sintéticos que estão presentes na pílula, pois alguns podem favorecer a retenção líquida, o que faz com que a mulher fique inchada e ganhe mais peso. Além do mais, o uso de alguns anticoncepcionais ainda pode fazer com que a mulher tenha dificuldade de ganhar massa muscular.
Por isso, se você deseja um anticoncepcional que não engorde é necessário consultar o seu ginecologista para que ele possa dizer qual é o melhor medicamento para você, assim ele irá analisar todo seu histórico médico e dirá qual a pílula não irá te engordar.
Quais os efeitos colaterais?
O uso da pílula anticoncepcional, como o ciclo 21, poderá trazer vários efeitos colaterais às mulheres, como podemos destacar principalmente:
- Dor de cabeça
- Náuseas
- Aumento de peso
- Mudanças no ciclo menstrual
- Alterações do humor
- Diminuição da libido
- Maior risco de trombose
A fim de evitar o aparecimento dos efeitos colaterais ao usar o anticoncepcional é recomendável que a mulher consulte um ginecologista para que ele possa analisar o seu histórico médico e recomendar a melhor pílula para o seu caso.
Preço?
O preço do anticoncepcional pode variar bastante sendo que existem pílulas mais baratas que podem ser encontradas a partir de 3 reais, como por exemplo o ciclo 21. Já as pílulas anticoncepcionais mais caras podem custar mais de 50 reais.
Mas lembramos que não é o preço que irá medir a eficiência do anticoncepcional, por isso você não deverá comprar o anticoncepcional pelo seu preço e sim pela funcionalidade dele no seu organismo.
Precisa ir no ginecologista?
Sim, antes de fazer uso do anticoncepcional é recomendável consultar um ginecologista para que ele possa te examinar e conseguir te indicar a melhor pílula, assim você irá sofrer menos efeitos colaterais ao usar este medicamento.
Ainda tem alguma dúvida sobre esse artigo? É só nos deixar um comentário!