Dor ao urinar: Descubra o que pode ser esse problema, outros sintomas e como tratar ele!

dor ao urinar

Se você está sentindo dor ao urinar, saiba que isso não é normal e pode ser sintoma de alguma infecção ou até mesmo doença, por isso é importante consultar um médico o quanto antes.

Se você deseja saber mais sobre as possíveis causas de sentir dor ao urinar, esse artigo é para você, continue conosco e tire todas as suas dúvidas!

Quais podem ser as causas de dor ao urinar?

A dor ao urinar também conhecida como disúria é um sintoma muito comum, principalmente entre mulheres durante a gravidez, mas que também poderá surgir em homens, crianças e até recém-nascidos.

Normalmente a dor ao urinar é causada por uma infecção urinária, mas outros problemas como hiperplasia benigna da próstata, inflamação do útero, tumor na bexiga, pedras nos rins, entre outras doenças poderão estar ligadas a esse problema.

Veja abaixo algumas das principais causas da dor ao urinar:

  • Candidíase

Sendo mais frequente em mulheres, a candidíase é uma infecção fúngica vaginal, mas que também pode proporcionar sintomas em outras partes do corpo. Além da dor ao urinar, ela causa coceira forte e vermelhidão na região, necessitando de tratamento o mais rápido possível.

  • Uretrite

A uretrite é uma infecção urinária localizada apenas na uretra e normalmente além de causar a dor ao urinar, causa também coceiras na uretra e frequente vontade de urinar.

  • Cistite

Já a cistite é a infecção urinária que afeta apenas a bexiga, causando sintomas como vontade frequente de urinar, urina escura e também um mal estar geral.

  • Pedra nos rins

As pedras nos rins também conhecida como cálculo renal, caracterizada pelo acúmulo de massas semelhantes a uma pedra nos rins ou em qualquer lugar do sistema urinário, poderá ter como sintoma além da dor, a dificuldade de urinar.

  • Pielonefrite

A pielonefrite é uma inflamação nos rins que além da dor ao urinar poderá provocar também febre, dor no fundo das costas e urina com mau cheiro.

  • Hipertrofia benigna da próstata

Quando a dor ao urinar é sentida por homens, além das doenças acima, poderá ser também a hipertrofia benigna da próstata que é caracterizada pelo aumento da próstata do homem, onde além de causar a dor poderá causar também dificuldade de urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  • DST’s

As doenças sexualmente transmissíveis como a gonorreia ou clamídia, podem ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, e normalmente além de gerarem a dor ao urinar outros sintomas como, corrimento esverdeado, queimação na uretra e febre poderão ser sentidos.

E com sangramento?

Conhecida como hematúria por médicos, a urina com sangue acompanhada de dores ao urinar, poderá ter diversas causas normalmente devido a problemas nos rins ou no trato urinário. Nesses casos, normalmente além de causar estes dois sintomas pode causar também ardência ao urinar, urina rosada e fios de sangue na urina.

Problemas como cálculo e insuficiência renal, inflamação e infecção da bexiga, lesão na bexiga ou nos rins, doenças autoimunes e câncer na bexiga, próstata ou nos rins, poderão estar ligados como causadores da hematúria e da disúria.

tratamento com medico para dor ao urinar

Qual é o tratamento adequado para a dor ao urinar?

O tratamento para dor ao urinar irá depender da sua causa e por isso é necessário que procure ajuda médica para que possa ser feito o diagnóstico e tratamento correto de acordo com cada necessidade.

Normalmente em casos de infecção urinária, vaginal ou da próstata, o tratamento é feito à base de medicamentos do tipo antibióticos, pode ser indicado também o analgésico para aliviar o desconforto da dor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *