Dor no útero: Descubra o que pode ser esse sintoma e como tratá-lo corretamente!

dor no utero

É comum algumas mulheres reclamarem de sentir dor no útero, sendo que muitas vezes essa dor pode ser sintoma de alguma doença, e por isso deve ser investigada a fundo.

Se você também está sentindo dor no útero, esse artigo é para você, continue lendo e tire todas as suas dúvidas a seguir!

O que pode ser a dor no útero ao urinar?

A dor no útero ao urinar geralmente é causada por uma infecção urinária e é um problema bem comum entre mulheres, principalmente durante o período de gravidez, quando o corpo da mulher apresenta diversas fragilidades.

Porém, além da infecção urinária, a dor no útero poderá ser causada por diversos outros problemas que vão de uma simples inflamação do próprio útero até um tumor.

É fundamental que se observado alguma alteração no útero, a mulher procure imediatamente um ginecologista, para que possa ser identificado a causa e iniciar o tratamento adequado, que normalmente consiste no uso de pomadas, remédios, ou em casos isolados, cirurgia.

Alguns sinais poderão auxiliar para descobrir se há de fato alterações no útero além da dor ao urinar, sendo eles:

  • Constante corrimento de coloração amarela, verde, branca ou castanho, normalmente de cheiro forte;
  • Dor durante ou após a relação sexual;
  • Vermelhidão, coceira e inchaço na vagina;
  • Constante vontade de urinar;
  • Aumento de volume do abdômen, normalmente acompanhado de dores nas costas;
  • Cólica e sangramento fora do período menstrual ou ausência total de menstruação;
  • Dor e sensação de pressão na região do útero

Muitas doenças poderão ser caracterizadas pela aparição de um ou mais dos sinais citados acima, como:

  • Cervicite, que é uma inflamação no colo do útero geralmente provocada por micro-organismos;
  • Mioma, que são alterações celulares benignas no útero;
  • Pólipo uterino, que é o crescimento excessivo das células localizadas na parede interna do útero formando bolinhas semelhantes a cistos;
  • Câncer do colo do útero, normalmente causado por infecção do vírus HPV.

O que pode ser a dor durante a relação?

Muitas mulheres relatam sentir dor no útero durante a relação, com o incômodo sendo semelhante a pontadas, geralmente durante a penetração, e ainda que seja comum encontrarmos mulheres que apresentam esta condição, isso não é normal e o caso deve ser investigado.

A dor no útero durante a relação sexual pode ser causada por uma série de fatores, que vão do fato da penetração ser bem profunda e chegar ao tocar o colo do útero, até contrações na região pélvica, normalmente ligadas a DST’s.

Em todos os casos, se a dor se tornar recorrente ou intensa, é de suma importância à procura de um ginecologista para que as causas possam ser apuradas e tratadas o quanto antes.

enjoo

E quando a dor no útero vem acompanhada de enjoo?

A dor no útero acompanhada de enjoo pode ser sinal de gravidez, já que a dor no útero poderá estar associada à função do útero neste período, já que este órgão é um dos principais órgãos envolvidos no processo da gravidez e aumenta de tamanho constantemente podendo causar as dores na região e enjoos acompanhados ou não de outros sintomas.

Ainda ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *