Entrevista de emprego: Como se vestir, como falar, como agir? Veja dicas aqui!

entrevista de emprego

Se você é mulher e está participando daquele processo seletivo que foi tão esperado, com certeza sabe que não é simplesmente ser boa no que faz e você será contratada. Hoje o RH das empresas observa cada detalhe do seu comportamento, como a sua roupa, a sua maquiagem, sua forma de agir, cumprimentar etc. Por isso, estar preparada para a sua entrevista de emprego consiste em praticar diversas áreas da sua personalidade.

Pensando nisso nós fizemos um artigo especial para você saber como estar preparada para sua entrevista e não fazer feio, além de garantir aquela vaga tão sonhada.

Quer conferir as dicas? Então continue lendo com a gente.

Como se vestir na entrevista de emprego

Infelizmente, nós mulheres sabemos que somos muito mais julgadas que os homens quando o assunto é vestimenta. Nós corremos o risco de usar roupas decotadas demais e sermos consideradas vulgares. Bem como também podemos usar roupas muito fechadas, mangas cumpridas e parecermos conservadoras ou tradicionais demais.

Portanto, a chave principal para se vestir corretamente é entender sua personalidade e como transpassá-la para o contratante. Através de consultorias de estilo, você pode fazer esse trabalho de autoconhecimento, caso ainda não compreenda quem você é e como deseja que as pessoas te vejam. Mas de qualquer forma, algumas dicas certeiras são:

  • Não use bijuterias e joias em excesso
  • Use cores mais neutras
  • Não use estampas demais
  • Faça uma maquiagem mais neutra

Como falar

Se na hora daquele monte de perguntas, você não estiver confiante e preparado, já era! O nervosismo toma conta e você pode acabar gaguejando e perdendo uma grande oportunidade.

Para falar bem e dizer coisas construtivas, pesquise sobre a empresa a que você está se candidatando. Entenda pelo menos o básico do que ela faz e responda a si mesmo: por que você gostaria de trabalhar lá?

Nunca fale mal dos seus antigos cargos, pois pode dar a impressão que quando você sair da empresa, vai difamar ela também. Outra dica, apesar de parecer ruim, é que você seja honesto sobre seus defeitos. Em algum momento a entrevistadora vai perguntar “qual seu maior defeito?” então seja sincero pois essa é uma qualidade muito valorizada. Mostre que você reconhece suas falhas e está disposto a mudá-las.

Como agir

Quem pensa que apenas falar vai te garantir aquela vaga, está muito enganado. O seu corpo também fala por você, portanto, se prepare diante do espelho sempre que puder. Reconheça a forma como você mexe os olhos, as mãos e vira a boca em frases específicas.

Conheça seu próprio corpo e o que ele diz sobre você, afinal, você não quer deixar transparecer com o seu corpo que você está contradizendo sua fala, não é mesmo? E nisso as analisadoras da entrevista são especialistas, então qualquer detalhe que elas perceberem na sua linguagem corporal pode se voltar contra você.

Se você tiver maior controle sobre elas, sua chance de suas ações condizerem com sua fala são muito maiores.

Pergunte

Não mostre para o seu entrevistador que você é uma pessoa passiva e está ali só para responder tudo o que vem e aceitar as coisas calado. Pergunte mais sobre a empresa, sobre o cargo e demonstre interesse. Toda empresa quer alguém com iniciativa e curiosidade para aprender mais. Não tenha medo de questionar, só não seja indiscreto.

Por fim, mostre confiança em si mesmo. Tenha segurança de quando você fala sobre você e que é a pessoa ideal para o cargo proposto. Se você acredita em si, outros também acreditarão.

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *