Estimular a memória: É possível? Como fazer isso?

Estimular a memória

É muito comum ao longo do tempo nós começarmos a esquecer de algumas coisas. Assim, sejam as coisas simples e sem importância que fazemos “automático” no nosso dia a dia, até coisas que realmente precisávamos nos lembrar. E você sabe por que isso acontece? Por que nós não estimulamos a nossa memória da forma que o nosso cérebro precisa.  O que muitas pessoas não sabem é que é bem simples estimular a memória.

Se você também está querendo estimular a memória, esse artigo é para você. Pois, a seguir eu irei falar como você poderá conseguir estimula-la com facilidade. Continue lendo e confira!

É possível ?

Sim, é possível e você pode conseguir isso de uma maneira fácil para ter uma melhora significativa da memória e do cérebro. Já vamos adiantando que para alcançar esse objetivo é imprescindível que a pessoa durma no mínimo entre 7 e 9 horas por dia, coma alimentos ricos em ômega 3 e faça alguns exercícios que ajudem a trabalhar o cérebro.

Estimular a memória de longa duração

A maioria das pessoas que desejam estimular a memória estão em busca principalmente de saber como resgatar aquelas lembraças de longo prazo, pois na maioria das vezes ela é a mais afetada na perda de memória.

Algumas dicas para você melhorar essa memória são:

Concentre no que você está fazendo

Uma informação só será passada da memória de curto prazo para a de longo prazo se você estiver concentrado no que está fazendo, por isso o ideal é que você esteja sem distração.

Não decore

Muitas vezes quando precisamos nos lembrar de uma coisa a longo prazo, tentamos decorar para que nosso cérebro grave, mas isso é um grande erro. Porque quando você decora alguma coisa, não está aprendendo sobre aquele assunto e lembrará dela apenas nas primeiras horas.

Relembre o que você já sabe

Se você apenas aprender coisas novas e não relembrar o que  você sabe, as coisas antigas irão sumir da sua mente, por isso você deverá sempre estar relembrando das coisas que já sabe a fim de estimular a memória.

 Estimular o cérebro

Se você deseja aprimorar seu aprendizado, uma boa opção é estimular o seu cérebro, pois assim ele irá ficar mais eficiente. Algumas dicas para conseguir isso são:

Pratique desafios

Quando você faz pequenos desafios o seu cérebro irá trabalhar mais, e com isso ficará mais eficiente.

Pratique meditação

Quando você está praticando a meditação, está aprendendo a ficar com maior concentração e com maior disciplina, por isso seu cérebro irá trabalhar melhor.

Coma os alimentos certos

Alimentos ricos em ômega 3, magnésio e vitamina E são excelentes para estimular a memória, dê preferência a eles.

 Exercícios

Alguns exercícios também podem ser excelentes para você conseguir trabalhar sua memória, para isso é necessário que você pratique frequentemente jogos de memória, palavras cruzadas, Sudoku e quebra cabeças.

Além do mais, outros exercícios que podem ajudar são:

  • Ler uma história e conta-la para alguém;
  • Tentar recordar tudo o que fez em uma semana;
  • Relembrar dos lugares que foi e tudo o que viu;
  • Realizar operações matemáticas.

Ficou alguma dúvida sobre como estimular a memória? Deixe um comentário!

 

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *