Hipertrofia Muscular: Saiba as melhores dicas para ter o corpo que deseja!

hipertrofia muscular como acontece?

O termo Hipertrofia muscular vem sendo muito comentado nos últimos tempos, porém muitas pessoas ainda não sabem o que ele significa, e é por isso que hoje nesse artigo eu irei falar um pouco sobre o que é, como ocorre e várias outras coisas que você precisa sobre a hipertrofia muscular e muito mais .

Continue lendo esse artigo e veja a seguir!

O que  é?

A hipertrofia muscular é o aumento de volume de massa muscular, normalmente em resposta a algum estímulo.

Os músculos como bíceps, tríceps, peitoral, quadríceps, e mais alguns músculos mais conhecidos, são constituídos por filamentos proteicos de actina e miosina, e por isso é importante as proteínas para quem busca a hipertrofia muscular.

Como ocorre?

A hipertrofia muscular ocorre a partir de estímulos, ou seja, quando a pessoa está na academia e faz algum tipo de exercício de musculação.

Este estímulo faz com que ocorra o estiramento das fibras musculares, já o estiramento por sua vez, faz com que ocorra o aumento de volume muscular.

Isso explica o porquê quando não praticamos atividades físicas perdemos massa muscular.

Como alcançar?

Há várias pesquisas no campo que evidencia várias maneiras de alcançarmos a hipertrofia muscular. Dentre algumas principais podemos destacar três, o estresse metabólico, a tensão mecânica, e o edema muscular.

Abaixo iremos explicar cada uma das principais maneiras de como se deve alcançar a hipertrofia muscular.

Estresse metabólico

O estresse metabólico é quando ocorre o acúmulo de lactato no músculo, aquela sensação de dor após uma serie intensa de treino exemplifica bem este método.

Tensão mecânica

A tensão mecânica acontece quando damos uma alta carga de trabalho ao músculo, potencializando assim a síntese de proteínas, fazendo com que ocorra a hipertrofia.

Edema muscular

Como explicamos no inicio do artigo, para que ocorra a hipertrofia muscular é necessário que tenha o estiramento das fibras musculares, estes estiramentos podem ser bem caracterizados como micro traumas.

Se você estimular o músculo com uma variação do que já está normalmente acostumado por exemplo, você fará com que ocorra danos celulares aos músculos, ocasionando micro traumas seguidos de hipertrofia muscular.

Exercícios

Há uma imensidão de exercícios que executados da maneira correta resulta em uma hipertrofia muscular, mas por outro lado, cada exercício é executado pensando em atender um agrupamento muscular e ser praticado de maneira correta, por isso é necessário e ideal o acompanhamento de um profissional de educação física na hora de alcançar a hipertrofia, somente este profissional poderá prescrever melhores exercícios a você.

Dieta

Além da atividade física, a dieta é um elemento importantíssimo na hora de alcançar a hipertrofia muscular e por isso também deve ser levada a sério.

Busque por uma alimentação rica em proteínas, carboidratos, e vitaminas para conseguir alcançar os resultados. Além do mais, o ideal é que você busque por um profissional da saúde como um nutricionista ou médico, a fim de que ele te ajude a montar um bom plano alimentar.

Ficou alguma dúvida? Deixe-a nos comentários e iremos responder assim que for possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *